quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

VOZ LITERÁRIA: resenha de lançamento do livro “Imparável”

 

Texto: Jana Lauxen

Fotos: Bia Barzotto

 

A esmagadora maioria dos originais recebidos pelas editoras Brasil afora são escritos por homens – algo em torno de sete em cada dez. Será que as mulheres não escrevem? Não gostam? Não sabem? A resposta para essas perguntas é não, não e não, respectivamente. Mas então por que boa parte delas não tenta publicar, enviando seus escritos para editoras e editores, como eles fazem?


A explicação é dolorosamente simples: porque escrever é uma das formas mais potentes de voz – e voz é algo historicamente negado às mulheres. Como não dá para literalmente nos amordaçar, o truque é nos deixar inseguras, indecisas, frágeis e minúsculas, quanto menor melhor, de modo que a gente mesmo se amordace e duvide dos nossos talentos, da nossa coragem, da nossa mobilidade, das nossas decisões. Da nossa literatura.


Não por acaso, em um passado muito recente era comum escritoras publicarem sob pseudônimos masculinos, para ganhar “credibilidade”; provavelmente muitas façam isso até hoje. Em pleno século 21, veja que ainda fala-se em “literatura feminina” ou “literatura de mulheres”, ao tempo que simplesmente não existe “literatura masculina” ou “de homens”.


“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”, já disse Albert, o Einstein. E é preciso muito suor e alguns litros de lágrimas para desaprender as lições erradas e caducas que nos enfiaram goela abaixo e que se entranharam em nós feito raiz profunda.

Assim, toda vez que recebemos um livro escrito por uma mulher para avaliação na Editora Os Dez Melhores, ficamos não só felizes, mas atentos às mudanças e com o coração cheio de esperança. Porque essa moça que nos enviou o que escreveu deu um passo importante em direção à emancipação; aquela que faz da nossa voz a espinha dorsal da nossa independência e vai muito além da superfície e das aparências.


Imagine então como nos sentimos quando, efetivamente, publicamos um livro escrito por uma mulher. Quando tudo dá certo, o projeto fecha e sai da fantasia pra realidade, é motivo de celebração não só à literatura, mas ao caminho que essa literatura precisou percorrer para chegar até aqui. Para nascer e se libertar das gavetas e dos arquivos salvos e esquecidos no computador e finalmente chegar na mão do leitor.


Domingo, 4 de dezembro, foi um dia assim, de celebrar essa literatura que existe, e existe porque resiste; que rompe com o silenciamento e a insegurança em suas múltiplas camadas, que dá a mão ao medo e vai com medo mesmo.

Falo do lançamento do livro Imparável, da escritora Júlia Massola, que aconteceu em Carazinho, no El Gato Gastrobar. Livro que tive a sorte de pessoalmente editar e lançar pela Editora Os Dez Melhores.


Em Imparável, Júlia faz de sua vida e de suas experiências a fonte na qual bebe e embriaga o leitor, envolvendo-o em sua linha de raciocínio com habilidade, porém sem formalidade, e o convidando a ser parte ativa da narrativa.


Não por acaso, a obra possui espaços reservados para anotações e interações, permitindo que o leitor esteja, de fato, dentro da história. O livro convida a entrar, ficar à vontade e mais: dar voz para sua própria voz também.


Tal aconchego marcou presença no El Gato nesse domingo de chuva e sol, em que Júlia recebeu familiares, amigos e leitores. Muitos abraços e risadas e reencontros, muitas conversas colocadas em dia e esse contato direto, olho no olho, tão necessário e que nos coloca um em conexão com o outro.


Como a Júlia faz em seu livro e como seu livro faz com a gente, seus leitores.


Por quase duas horas Júlia autografou, deu e recebeu carinho e dividiu com outras pessoas a sua voz; sua voz que, nas páginas de Imparável, ora é mansa, ora é caudalosa, ora sussurra, ora grita, porém jamais se cala, sem nunca perder o fio da meada e o vínculo com o outro. Uma voz que surge e toma forma de palavra escrita, mas que emana de vivências e caminhadas, ações e intenções, experiências e reminiscências que produziram o conteúdo fundamental para a modelagem do texto.


Durante o lançamento, Júlia fez ouvir sua voz também pelo microfone, quando compartilhou com o público a sua gratidão pelo momento vivido, matéria-prima para projetos, textos e livros futuros.


Fátima Dorneles, escritora carazinhense, também ofereceu aos presentes algumas palavras de carinho, de incentivo e de agradecimento.


Por fim, foi a vez do vozeirão de Djenifer Bairros ecoar pelo lançamento, em mais uma de suas apresentações hipnotizantes, emprestando sua voz para canções que todos nós conhecemos e amamos, reinterpretando-as de um jeito único, tremendamente doce e especial. Por sorte temos a tecnologia e seu show está todo registrado aqui! De nada.


Como a escritora que também sou, agradeço à Júlia pela sua coragem em escrever e publicar; por ir contra às estatísticas, entoar sua voz e se movimentar, colocando em movimento todo o mundo ao seu redor. Que você siga imparável, mulher, amiga e colega de letras!


Enquanto Editora Os Dez Melhores, que aqui represento, agradeço outra vez à Júlia por nos escolher para lançar seu primeiro livro – o primeiro de muitos que ainda virão, temos certeza absoluta!


Agradecemos a cada um que esteve no El Gato Gastrobar no dia 4 de dezembro de 2022, tornando possível essa tarde tão especial, que ficará guardada no lugar mais bonito dos nossos corações!


Nosso muito obrigada também a quem acompanhou a live do lançamento, ao vivo ou depois! Ter vocês por perto, mesmo longe, significa muito e nos fortalece mais do que podem imaginar!


Gratidão, mais uma vez, ao Jonhy Wagner, à Crica Baratto e a todos que trabalharam no El Gato Gastrobar, servindo mesas, preparando drinks e petiscos, atendendo todo mundo com o maior carinho!


Valeu Bia Barzotto, nossa amiga e fotógrafa oficial, que mais uma vez esteve com a gente registrando os detalhes de cada momento, deixando para nós e para os dias que ainda virão imagens que valem e falam por mil palavras.


Agradeço ainda ao Alexandre, também conhecido como Cavanhas ou Afobório, que cuidou da venda dos exemplares da obra durante o lançamento! Nem preciso dizer nada: você é essencial há quase 16 anos.


Para nós, da Editora Os Dez Melhores, encerrar o ano com o lançamento do livro Imparável é fechar 2022 com chave de ouro e um sorriso bem largo no rosto!


E, o mais importante, abrir as portas de 2023 cheios de gás para mais um ano, em que seguiremos imparáveis trabalhando por um Brasil mais literário, mais leitor e com mais autores ecoando suas vozes e letras onde antes era silêncio e folha em branco!

Veja mais fotos do lançamento aqui.