sábado, 17 de dezembro de 2022

“Traços e Textos do Colégio Teutônia”: UMA APRESENTAÇÃO

Texto: Jana Lauxen*

Fotos: Colégio Teutônia

 

Como é poderoso e transformador entender que também somos parte da História, essa com H maiúsculo.


Porque História não é só sobre o passado, mas sobre o futuro e, acima de tudo, sobre o presente. Quem não sabe de onde veio não sabe onde está e muito menos para onde vai.


Afinal, a História reverbera em nós e nos afeta diretamente, queiramos ou não, saibamos dela ou não. Entretanto, quando entendemos o que antecede nossa existência, compreendemos o que acontece agora e também o que virá depois.


Assim, quando completou 70 anos, o Colégio Teutônia quis mais do que apenas comemorar. Aproveitou o precioso momento para recordar o que se passou nessas sete décadas, reavivando nos mais velhos lembranças remotas e contando aos mais jovens o tanto de vida e gente que precedeu suas chegadas. Reafirmando sua trajetória e dela retirando a força necessária para seguir forte, consistente e em frente, trabalhando pela educação e pela formação de pessoas conscientes de sua própria História. Essa, com H maiúsculo.


O livro Traços e Textos do Colégio Teutônia – Um olhar do 5º e 6º Ano é um, dos muitos resultados do esforço de apresentar o passado para o presente. Uma obra trazendo poemas e desenhos de 73 estudantes do 5º e 6º ano do Colégio Teutônia, homenageando seu educandário.


Contudo, sabemos, não dá para homenagear o que não conhecemos. E é perceptível, nos textos e desenhos reunidos na obra, que os pequenos autores criaram suas poesias e ilustrações baseados não só em sua percepção do CT de hoje, mas também pela perspectiva do CT de ontem. Das incontáveis mãos que desenharam e escreveram o que veio antes desta página, em que cada um de nós desenha e escreve neste exato instante.


O conhecimento leva ao reconhecimento, que por sua vez conduz ao pertencimento. E não há forma de crescer e prosperar a não ser refinando nosso senso de comunidade; aquela noção de integrar algo maior que nós, do qual somos parte e não todo. É pelo fortalecimento do coletivo que se fortalece o indivíduo e não o contrário.


Traços e Textos do Colégio Teutônia – Um olhar do 5º e 6º Ano é uma edição comemorativa que faz mais do que comemorar: que reafirma suas origens, revisitando seu passado e reverenciando seus antepassados sob o olhar do 5º e 6º ano, ou seja: a partir do ponto de vista dessa gurizada que chamamos de “nosso futuro”, mas cujos olhos estão aqui e agora, escrevendo hoje a História que será contada amanhã.

*Texto de apresentação da obra Traços e Textos do Colégio Teutônia.

Para ver mais fotos do lançamento, clique aqui.