terça-feira, 5 de março de 2024

Aperitivo literário: “Ao aluno, a palavra”!

Experimente um pedacinho de tudo o que o coletivo literário escolar Ao aluno, a palavra vai servir no dia 15 de março, sexta-feira, entre 16h e 19h, no Sindicato dos Bancários (rua Venâncio Aires, 338, Centro), em Carazinho!

Sirva-se à vontade e bom apetite! 


Acontece que Abigail não estaria em apuros para responder às perguntas, se na noite anterior tivesse estudado. Mas o que devia ser uma tarefa simples para seu nível escolar, para ela era como tentar encostar sua língua no cotovelo: impossível! Ela não sabia por onde e nem como começar. O assunto era tão grande, que parecia um labirinto. Chegava a lhe dar medo.

RITUAL | Por Isadora Vicenzi Dal Moro | 7º ano | Escola Amélia Lenzi Raymundi | Sananduva/RS

 

Falando em se distrair, tenho um pequeno problema com distração. Eu me distraio muitas vezes, seja por causa dos meus colegas, de alguém do lado de fora da sala de aula ou por estar entediada e cansada de copiar. Mas, para não me distrair, costumo cantarolar uma música, não importa o gênero. Isso me ajuda bastante, mesmo que pareça que eu estou distraída cantando, ao invés de copiando.

MINHA EXPERIÊNCIA COM A ESCOLA | Por Cecília Sauer | 6º ano | Escola Amélia Lenzi Raymundi | Sananduva/RS

 

Utopia se assemelha à escola, tão querida,

construída com afeto para as nossas idas e vindas.

Meu futuro me espera diante de mim mesma!

Um sonho realizado vale mais do que mil poemas.

IMINENTE FUTURO | Por Vitória Moresco Pires de Lima | 8º ano | Escola Amélia Lenzi Raymundi | Sananduva/RS

 

Contudo, não esqueceu de seu amigo. Quando voltou para sua cidade e reencontrou Marcos, os dois ficaram muito emocionados e, juntos, tiveram uma grande ideia: inaugurar uma instituição para auxiliar meninos e meninas, sonhadores como ele, a alcançar um futuro com grandes realizações.

O MENINO SONHADOR | Por Aguimael de Oliveira Andrade Filho | 7º ano | Escola Alfredo Scherer | Carazinho/RS

 

Para o futuro, tenho desejos…

A violência sendo dispensada

e o amor ao próximo alcançado!

Escolhas e oportunidades

no lazer e na responsabilidade,

na cultura e no esporte

para adolescentes e jovens

desta cidade!

ESTUDANTES! | Por Andrey Oliveira dos Santos Goulart | 6º ano | Escola Alfredo Scherer | Carazinho/RS

 

Eu acredito que a escola e a cidade em que vivemos são essenciais na formação do nosso futuro, pois elas nos proporcionam os recursos necessários para o nosso crescimento pessoal e profissional. Como estudante, penso que é necessário aproveitar ao máximo essas oportunidades, para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades que serão fundamentais para a minha vida futura.

EU NA VIDA | Por Marlon Gabriel Novais Saldanha | 7º ano | Escola Ernesta Nunes, Carazinho/RS

 

Como explicar crianças inocentes

com mentes tão alegres e para frente?

A curiosidade gerando conhecimento,

sempre em busca de crescimento.

 

São pequenas mentes curiosas,

mas com ideias grandiosas.

Com a escola pensamos para frente,

imaginando uma realidade diferente.


MEU FUTURO E A ESCOLA | Por Evelyn Manuelli Duarte da Luz | 8º ano | Escola Ernesta Nunes | Carazinho/RS

 

Escola, um lugar de abrigo,

mas que corre perigo!

Hoje em dia o bullying é comum,

pode acontecer com qualquer um.

O medo é constante

e deixa os alunos hesitantes.

ESCOLA, MEU ABRIGO | Por Maria Eduarda Montana | ano | Escola Presidente Getúlio Dornelles Vargas | Carazinho/RS

 

Minha cidade, bonita e acolhedora!

Vivo nela e adoro, mas…

Futuro incerto!

Oportunidades para poucos!

Sonhos, tenho muitos!

Buscar realizá-los na minha cidade? Será?

MINHA ESCOLA, MINHA CIDADE, NOSSO FUTURO | Por Maria Luiza Pagno | 8º ano | Escola Presidente Getúlio Dornelles Vargas | Carazinho/RS

 

Tem negros, brancos, pardos e amarelos

e todos em sua individualidade são belos!

Tem gay, hétero, trans, lésbica e muito mais!

E todos e todas merecem viver em paz!

O VERSO E O DIVERSO | Por Júlia Angelina Zimmermann Maciel | 8º ano | Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart | Chapada/RS

 

Aprendi a continuar me esforçando e me encorajando a viajar sem a companhia dos meus pais, pois nem sempre é possível que eles estejam juntos.

MINHA APRESENTAÇÃO E APRENDIZADO | Por Andrielli Camargo dos Santos | 6º ano | Escola Joaquim Nabuco | Três Palmeiras/RS

 

Eu sou o futuro e quero um país e um mundo de paz.

SOU ESTUDANTE | Por Fabrício Auler Pacheco | 8º ano | Escola Joaquim Nabuco | Três Palmeiras/RS

 

Nós nos organizamos em grupos e escolhemos o cargo de cada integrante da nossa turma, o que cada um fará de acordo com as suas habilidades. A minha função é ser pesquisadora de assuntos que se transformarão em notícias, montando textos e criando matérias para os repórteres, porque adoro ler, pesquisar, escrever... enfim, tudo o que faz parte da escrita.

UM NOVO PROJETO | Por Tais Mara Parente | 7º ano | Escola Joaquim Nabuco | Três Palmeiras/RS

 

Quanto ao espaço físico e à organização da rotina escolar, as escolas assemelham-se a prisões: muros altos e grades, horários a cumprir, dando pouca voz aos alunos e tornando esse espaço pouco acolhedor aos estudantes.

A escola sempre tenta igualar o nível de conhecimento dos alunos, sem olhar para os diferentes interesses que estes estudantes têm, sufocando as habilidades de cada um.

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO | Por Ariel Appolo Andrade Ferreira | 8º ano | Escola Paulo Frontin | Carazinho/RS

 

Acredito que todos os desejos podem se tornar realidade, mas infelizmente sei que é impossível viver em um mundo mágico como nos meus sonhos. Entre a rotina, busco sempre imaginar como será quando eu crescer e for independente, pois poderei realizar minhas fantasias de um mundo mágico sendo criador de jogos, pois na realidade virtual tudo é possível.

REALIDADE FANTÁSTICA | Por Davi Berbigier | 6º ano | Escola Paulo Frontin | Carazinho/RS

 

Quero seguir o exemplo do meu irmão mais velho, que fez cursos e agora está trabalhando. Também penso em ser engenheiro naval. Uma das coisas que me dizem quando eu falo isso é que eu preciso estudar muito para conseguir, mas nem que eu precise engolir vários livros, eu vou tentar!

COMO EU QUERO SER | Por Miguel Rhoden da Silva | 7º ano | Escola Paulo Frontin | Carazinho/RS

 

Por causa da minha deficiência visual, muitas vezes as pessoas me perguntam como é a minha visão, isto é, como eu enxergo as coisas ao meu redor, o mundo, as cores e a vida. Mas, sinceramente, eu não sei muito bem o que responder. Quem sabe a melhor explicação que posso dar é aquela dita pelos médicos, mas nunca poderei dizer realmente o que eu não vejo comparado ao que as pessoas veem. Do mesmo jeito que elas não sabem como é a minha visão, eu não imagino como seja a delas – deve ser normal o jeito que enxergam o mundo, porém, para mim, o meu jeito também é.

DEFENDENDO OS MEUS SONHOS | Por Emanuelle Cristina Beulk | 7º ano | Escola Rufino Leal | Carazinho/RS

 

Todos os medos e amores,

amizades e problemas!

Tempestades ou vida amena?

Quanto temo!

Mesmo assim, se forma uma guerreira!

UM LUGAR | Por Ana Júlia Pruciano Morais | 8º ano | Escola Rufino Leal | Carazinho/RS

 

Senti o frio da rua, a dor da fome e da solidão.

Mas aprendi que a vida também tem “curva”

e, nessas “curva” do caminho, conheci gente

que me ofereceu carinho e estendeu a mão!

MINHA VIDA | Por Jandir de Oliveira | Turma EJA | Escola Especial Laços de Ternura (APAE) | Carazinho/RS

 

Há cinco anos tinha mais campos e menos asfalto. Nós podíamos brincar e jogar bola na rua, mas agora tem casas no lugar dos campos e tem tanto asfalto, que hoje não podemos mais ficar até tarde na rua, pois os carros passam muito rápido. As coisas mudam num piscar de olhos.

O QUE MINHA VÓ DIZIA | Por Bruna Mann da Silva | 8º ano | Escola Alfredo Scherer | Carazinho/RS

 

Moro em Carazinho, uma cidade no norte do Rio Grande do Sul, dentro de um país imenso que é o Brasil. Sonho, como muitos garotos da minha idade, em ser jogador de futebol e já estou treinando para que, com 19 anos, possa começar minha carreira profissional. Já tenho tudo planejado: quero jogar no Internacional, o meu time do coração.

O MEU FUTURO | Por Samuel Christofer Motta Antunes | 6º ano | Escola Rufino Leal | Carazinho/RS

 

Eu passo 1 hora e 40 minutos dentro do transporte. Levo todos os meus colegas pra casa e sou quase a última a chegar, às 19h. Logo que chego em casa, faço minhas lições, para conquistar meu futuro brilhante e exercer a profissão que escolhi. Para isso irei estudar e me esforçar ao máximo possível, para que meu sonho não seja apenas um sonho – e sim realidade.

A CAMINHO DO FUTURO BRILHANTE | Por Cristhielly Luisa Silva Miranda | 8º ano | Escola Veiga Cabral | Carazinho/RS

 

Eu e meu futuro vamos fazer a diferença, ajudando quem tem necessidade e transformando o mundo em um lugar melhor!

EU E O MEU FUTURO | Por Valentina Borges Teixeira | 7º ano | Escola Veiga Cabral | Carazinho/RS

 

Meu sonho é morar em Brasília. Minha tia mora lá e eu sinto muita saudade dela! Também quero muito me ajudar a me curar da diabetes. Estou muito ansiosa pela chegada do meu futuro para realizar tudo o que sonho!

MINHA ROTINA, MINHA ESCOLA, MINHA CIDADE, MEU FUTURO | Por Brenda Cauane de Almeida Rodrigues | 6º ano | Escola Veiga Cabral | Carazinho/RS

 

Acredito que a minha cidade e a minha escola são as bases para o meu futuro e, lá adiante, vou lembrar das minhas raízes.

MINHA VIDA | Por Letícia Siqueira de Oliveira | 6º ano | Escola Veiga Cabral | Carazinho/RS

 

Eu sou estudante

com sonhos a perseguir!

Buscando conhecimento

para um futuro construir!

CONSTRUINDO O FUTURO | Por Andrea Lírio | 7º ano | Escola Presidente Getúlio Dornelles Vargas | Carazinho/RS