segunda-feira, 13 de junho de 2022

Sobre o sarau Leituras Noturnas!


Por Jana Lauxen

Veja só: logo eu, uma autointitulada escritora, não encontro palavras para falar sobre o sarau Leituras Noturnas, que aconteceu na última sexta-feira, dia 10, aqui em Carazinho, no El Gato Gastropub.

Já digitei e apaguei este texto umas dez vezes porque tudo soa pouco diante do muito que aconteceu.

Logo vamos publicar as fotos e também a resenha do evento, sem contar que o sarau inteiro está registrado em lives, disponíveis no meu Facebook (Início, Parte 1, Parte 2 e Parte 3).

Porém, tem uma coisa que as lives não registraram porque o sarau já tinha terminado, mas que, pra mim, define o próprio sarau: após o encerramento do evento, iniciou o show com a banda Auto Sugestão. Eu estava lá fora, fumando um cigarrinho, quando percebi que a música silenciou. Estranhei, entrei para ver o que rolava e foi então que me deparei com a Taís da Rocha, no palco, com o violão no colo e se preparando para cantar e tocar.

A Taís foi convidada para se apresentar no sarau lendo um de seus textos, mas preferiu ir somente como público, pois precisaria passar seu texto para o braile e o tempo era curto. A Taís é deficiente visual, mas enxerga muito mais e mais longe do que UMA GALERA por aí – sem falar que é uma artista por natureza, um espírito livre e corajoso, uma pensadora, uma questionadora. Tanto, que foi sozinha no sarau.

Mas voltando: a Taís, que foi sozinha no sarau, que não conhecia quase ninguém ali, pediu o microfone emprestado para os meninos da banda Auto Sugestão na cara e na coragem e fez isso que, por sorte, registrei:

Taís cantou, encantou e fez todo mundo cantar e se encantar. Se chegou sozinha, foi embora acompanhada pelo afeto, amor e gratidão que cativou ali. Pelo tanto que nos ensinou sobre bravura e liberdade.

Esse vídeo descreve muito melhor do que eu jamais poderia o que foi o sarau Leituras Noturnas.

E por isso eu só posso agradecer a todos e a cada um que fizeram esta noite possível.

Eu tenho muita sorte por ter vocês perto de mim, gurizada!