sábado, 12 de outubro de 2024

Próximo lançamento da Editora Os Dez Melhores: “Ôrí: com quantas histórias se faz um eu?”

Pare tudo o que você está fazendo e se delicie com a capa do próximo lançamento da Editora Os Dez Melhores: Ôrí: com quantas histórias se faz um eu? é o resultado do Projeto de Educação Antirracista realizado na Escola Cônego João Batista Sorg, aqui de Carazinho, sob o comando da professora, historiadora e indispensável Bruna Anacleto! 

A obra reúne 41 textos e 41 ilustrações de 18 estudantes do ensino médio, trazendo releituras de contos de fadas nos quais a princesa não é loira, alta e magra, bela, recatada e do lar aguardando o príncipe encantado. Não! Aqui você vai embarcar em novas versões de Cinderela, Bela Adormecida, Esmeralda, Jasmine, Moana, Mulan e Pocahontas. 

Você também vai mergulhar na biografia de personagens reais, mulheres e homens racializados que nos inspiram na música, no ativismo, na arte e na política, como Angela Davis, Baco Exu do Blues, Dandara dos Palmares, Emiliano Zapata, Maria da Penha, Raoni Metuktire, Marielle Franco e muitos outros e outras! 

Você ainda vai conhecer melhor a história de personagens aqui de Carazinho, como do primeiro vereador negro de nossa cidade, Alaor Galdino Tomaz; da ialorixá Carmem Holanda; da primeira mulher negra a ocupar um cargo de direção na Escola Sorg, Cinara Mayer; do artista, ativista e professor Jamaica; da querida Tia Ieda e da primeira estudante trans do Sorg, Ágatha Fox! 

Um livro histórico, revolucionário e fundamental para relembrarmos nossas raízes e nossa história, reverenciando todos aqueles que abriram caminho para que, hoje, possamos passar em direção a um futuro melhor! 

O lançamento de Ôrí: com quantas histórias se faz um eu? está marcado para o dia 19 de novembro, terça-feira, véspera do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra!  

Você é nosso convidado para celebrar o nascimento de 18 novos escritores e ilustradores carazinhenses, essa gurizada braba que comprova que a nossa juventude só está perdida quando não ganha a oportunidade de erguer a sua voz e mostrar tudo o que é capaz!

Ôrí: com quantas histórias se faz um eu? só se tornou realidade por conta do apoio cultural do vereador Bruno Berté – não por acaso, o vereador mais votado na última eleição municipal! Gracias, Bruno, por ser amigo da arte, da cultura e dos nossos estudantes!