quinta-feira, 17 de novembro de 2022

“Traços e Textos do Colégio Teutônia”: petiscos poéticos!

 


Dia 21 de novembro, próxima segunda-feira, acontece o lançamento do livro Traços e Textos do Colégio Teutônia – Um olhar do 5º e 6º Ano11º lançamento do selo Nascedouro da Editora Os Dez Melhores, que reúne textos de 73 estudantes da instituição poetizando sobre os 70 anos do CT, completados em 2022.

Separamos alguns trechos das poesias inventadas pelos pequenos autores e com muita alegria compartilhamos com você!

Olha só que demais:

 

Na Educação Física, vou correr.

Em Música, vou tocar.   

Tenho uma dúvida, não sei o que fazer.

Pergunto ao meu sábio professor para ele responder!

- Por Helena Barbosa Spolavori (5º ano A)

 

Setenta anos faz o CT,

ensinando tudo o que dá.

Começou pequeno e agora está enorme

Vamos todos comemorar!

- Por João Pedro Lagemann (5º ano A)

 

Qualidade, respeito e educação,

são anos de muita dedicação!

Setenta anos marcados no calendário,

parabéns, Colégio Teutônia, pelo seu aniversário!

- Por Lucas Allebrandt das Neves (5º ano A)

 

Muitas atividades aconteceram nestes espaços:

leituras, experimentos e campeonatos.

Foram muitos anos construindo uma linda história,

que ficará, para sempre, na memória.

- Por Manuela Bayer Ahlert (5º ano A)

 

Na escola tem Geografia,

tem Matemática e caligrafia

e na Educação Física

o professor nos desafia.

- Por Henrique Daniel Osterkamp (5º ano B)

 

Foi em 2022:

eu, como aluna nova,

cheguei para aprender

e escrever esta trova.

- Por Isabella Brandenburg (5º ano B)

 

Quando eu vou para o colégio,

tenho muito o que fazer:

pulo, brinco e desenho,

mas também quero aprender.

- Por Nicolly Scherer Martins (5º ano B)

 

No Colégio Teutônia

há muitas pessoas gentis.

Tudo nesse lugar

faz eu me sentir mais feliz!

- Por Pedro Henrique Campos (5º ano B)

 

O atletismo é incrível,

corrida é a minha paixão.

A escola proporciona

algo magnífico para o meu coração.

- Por Rafaela Forneck Gewehr (5º ano B)

 

Eu sou um lagarto solidário

em um colégio muito grande,

me arrumo bem estiloso

para uma enorme celebração.

- Por Arthur Aschebrock Sippel (6º ano A)

 

Descobri que meus avós

já estudaram no CT

e eu nem imaginava!

Quando eu os encontrar,

vou ter que pedir:

– Me conta sobre sua história aqui?

- Por Laura Betina Müller (6º ano A)

 

Era um dia de verão

quando entrei em uma sala

cheia de amigos

com felicidade na cara.

- Por Manuela do Amaral Kovalski (6º ano A)

 

No Colégio Teutônia

há várias coisas legais:

aulas, extraclasse, futebol, instrumental.

O que gosto mesmo é do teatro, sensacional!

- Por Mariana Klunk Mädke (6º ano A)

 

Passava na frente do CT

e ficava imaginando

eu estudando lá

e com os colegas brincando.

- Por Murillo Gabriel Güntzel Sieben (6º ano A)

 

Em 1952

este projeto se iniciou.

Falo do Colégio Teutônia

que desde então só melhorou.

- Por Artur Feldkircher (6º ano B)

 

Faço parte desta caminhada

como muitos já fizeram e outros farão.

Posso dizer então, com muita gratidão:

parabéns CT! Eu te guardo no coração.

- Por Guilherme Diedrich da Rosa (6º ano B)

 

Seu universo está se expandindo.

Tenho muitos amigos e professores.

Esse sim é meu CT querido;

aqui se abrigam muitos sonhadores.

- Por Letícia Helfenstein (6º ano B)