quinta-feira, 31 de outubro de 2019

“Autor Presente!”: a voz que vem da sala de aula

Texto: Jana Lauxen
Fotos: Fernão Duarte

O aluno não é um mero espectador, sujeito passivo que só recebe, sem nunca oferecer; que só aprende, sem nunca ensinar. É por isso que, quando o professor faz a chamada, após ouvir seu nome, ele responde: presente. Porque a presença de cada estudante, com suas muitas peculiaridades e seu infinito universo interior, influencia e movimenta a sala de aula, dando à escola, sentido e, ao professor, incentivo e combustível.

Entretanto, não é somente no colégio que nossas crianças se fazem presentes, atuando como agentes ativos e transformadores dos rumos do mundo; a força motriz que nos leva para o amanhã, que está logo ali.

O lançamento do livro “Autor Presente!”, que aconteceu na bonita tarde do dia 24 de outubro, foi uma celebração ao protagonismo de cada estudante, representados na obra por 80 alunos do 3º e do 4º ano do ensino fundamental da rede estadual de educação, que escreveram e desenharam guiados pelo tema respeito.

Um projeto que colocou mais de 1500 estudantes a pensar, criar, escrever e desenhar, envolvendo quase uma centena de professores e chegando até 44 escolas de 21 municípios de abrangência da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Com simplicidade e sabedoria, os pequenos autores do livro assumiram o protagonismo de suas próprias histórias.

Com coragem e criatividade, tornaram-se voz de sua narrativa, anotando em traços e palavras sua identidade e cidadania.

A tarde de autógrafos foi somente o auge de uma movimentação que reverbera e repercute em nossas salas de aula há muito tempo – e que é capitaneada única e exclusivamente pelas nossas crianças.

Algo que pulsa como um coração apaixonado e, por mais imperceptível que seja a olhos desatentos, dá início à caminhada rumo ao futuro que todos nós precisamos e merecemos.

Este é o motivo da existência do selo Nascedouro. Ao estimular o aluno a criar, escrever e desenhar, a publicar e autografar como um escritor profissional, nós queremos colaborar para sua emancipação intelectual e emocional.

Queremos dizer a este pequenino autor: nós confiamos em ti.

Nós apostamos em ti.

Nós acreditamos em ti.

Nós queremos aprender contigo.

Por sorte, não estamos sozinhos. Somos uma multidão confiando, apostando, acreditando e, acima de tudo, aprendendo com as nossas crianças.

Falo da incansável equipe da 39ª CRE, que literalmente suou a camisa cuidando de cada detalhe com todo carinho, dedicação e consideração.





Falo dos 15 patrocinadores do livro, sem os quais nada disso existiria. Obrigada por nos ajudar a transformar nossos alunos em autores.

Falo da Jacque Daudt e sua trupe de talentos, que sempre nos levam de volta ao fantástico mundo do faz de conta, despertando a criança que habita em nós.


Falo do público que compareceu em peso, superando as expectativas e lotando o auditório e os corredores da UPF Campus Carazinho: pais e mães, tios e tias, avôs e avós, autoridades, amigos, colegas, professores, diretores, coordenadores, apoiadores, órgãos de imprensa.

Falo de você, querido leitor, que também acredita.

Você, que é capaz de escutar nossos pequenos com atenção e respeito;

Você, que sabe que não passamos de humildes aprendizes diante de uma criança;

Você, que entende a importância da arte, da cultura, da literatura e da educação para a formação de seres humanos mais humanos.

Falo de todos que, assim como nós, escutam a voz que vem da sala de aula, mantendo-se atentos às lições que estes pequenos educadores, nossos maiores mestres e autores, têm a nos ensinar.

Que estejamos presentes para com eles aprender.