segunda-feira, 21 de outubro de 2019

“Autor Presente!”: UM APERITIVO!

O livro “Autor Presente!” traz muito mais do que textos e desenhos de 80 alunos do 3º e do 4º ano do ensino fundamental.
Em suas 104 páginas estão lições preciosas, que somente as crianças são capazes de ensinar.
Inspirados pelo tema “respeito”, nossos pequenos autores falam sobre preconceito, bullying, machismo, racismo, discriminação; e também sobre a importância do respeito com a natureza, consigo e com o outro, com a cidade e com a comunidade, com a escola e com as escolhas do próximo.  
Durante a revisão e edição dos textos, separamos algumas frases cheias de sabedoria, que agora orgulhosamente compartilhamos com vocês, como um petisco delicioso de tudo o que este livro reúne: um verdadeiro presente de nossas crianças para nós e para o nosso futuro.
Boa degustação:

“Se todos tiverem respeito uns com os outros, poderemos avançar para o futuro”.

“O que tem por fora não fala o que tem por dentro”.


“Você não pode, por exemplo, ter um colega magoado, saber e não ir ver o que aconteceu. Você precisa ajudar o coleguinha”.

“Onde há respeito, não existe preconceito ou discriminação e esse é o tom que devemos dar ao mundo”.

“Respeito é um direito e um dever de toda pessoa, não importa se é criança, adolescente ou adulto”.

“Se você tem um colega ou parente que precisa de ajuda, ajude-o. Quando você faz o bem para as outras pessoas, você está fazendo o bem ao mundo. Assim você se torna um herói”.

“O respeito é um valor que, se você quer ganhar, você precisa ter”.

“Para respeitar o outro você precisa primeiro respeitar você mesmo”.

“Sei que tenho muito a aprender ainda, pois sou criança. Mas a cada dia tenho cada vez mais certeza que precisamos um do outro”.

“Respeito é não falar para os outros o que eu não quero que falem para mim”.

“Existem muitas palavras que são mágicas e tornam nossa vida mais feliz, como dizer ‘muito obrigada’, ‘desculpa’, ‘com licença’ e ‘por favor’”.

“Precisamos aprender a nos colocar no lugar dos outros”.

“Na sala de aula, ou em qualquer outro lugar do mundo, sempre temos que ter respeito”.

“O respeito vem de casa! Desde muito pequenos, nossa família, através do exemplo, influencia nosso aprendizado e comportamento, não apenas com palavras, mas com gestos e atitudes”.

“Muito triste tudo isso, pessoas que não conseguem aceitar cada um como é e assim prejudicam o próximo, que às vezes pensa até em se suicidar. Muitas pessoas em depressão, coisa que não é brincadeira, pela falta de respeito dos outros”.

“Existem vários tipos de respeito: com as pessoas, com os animais, com o meio ambiente, na igreja, no trabalho, na escola, no futebol, na hora do lanche e do recreio, com a nossa vida e com as nossas escolhas. Por isso ele é tão grande e deve ser muito usado, ele não gasta”.

“Se no nosso mundo houver mais respeito, as coisas serão mais fáceis e todos vão caminhar juntos, se ajudando, se gostando e se divertindo”.

“Todos os dias, na televisão, no jornal, no Facebook e na internet, a gente assiste coisas tristes, casos de morte, violência, brigas, homens que batem e matam as mulheres, assaltos, drogas, preconceito, bullying e outras coisas feias, tudo por causa da falta de respeito”.

“Outra coisa importante a ser respeitada é a forma como as pessoas acreditam em Deus. A religiosidade de cada um é importante, por isso precisa ter tolerância e respeito para viver em paz e sem guerras”.

“Nossas atitudes dizem quem somos”.

“Amando o próximo como a nós mesmos podemos mudar o mundo”.

“Nós temos que fazer a diferença”.

“É muito importante respeitar para ser respeitado; é a única maneira de conviver em harmonia, buscando a igualdade de direitos e deveres para todos”.

“O respeito é muito lindo, porque, se todos respeitassem as diferenças, acredito que existiriam menos pessoas julgando, brigando, ferindo, e mais humanos sorrindo, ajudando, sentindo e distribuindo amor”.

“Se não respeitarmos o nosso corpo, usando fumo, álcool ou drogas, ele vai sofrer e vamos adoecer”.

“Embora o respeito seja um direito, respeitar é uma ação”.

“Nem todas as pessoas são privilegiadas e respeitadas, e isso é triste, porque o respeito faz parte da base da sociedade e das relações”.

“Não faça bullying, porque é crime e faz muita gente triste”.


“Respeitar a natureza significa garantir que, no futuro, as pessoas possam conhecer as plantas, as flores e os animais que hoje existem no mundo”.
___________________________
O lançamento do livro “Autor Presente!” é quinta-feira, dia 24 de outubro, entre 14h30 e 16h30 na UPF Campus Carazinho.
Confirme sua presença e vem junto garantir o teu exemplar!