Segundo pesquisa do Ibope de
2012, o brasileiro lê, em média, 2.1 livros por ano*.
70% não leu um único livro em
2014**.
75% nunca frequentou uma
biblioteca*.
Números vergonhosos se
comparados com países como a Espanha, onde a média de leitura são 10 livros por
ano. Também perdemos feio para nossos vizinhos sul-americanos, como Argentina e
Chile, com taxas de 4.6 e 5.4 livros lidos anualmente.
E é neste cenário brasileiro
desolador que editoras como a Editora Os Dez Melhores tentam resistir.
Por isso, compreendemos que,
além de editar e publicar livros com qualidade gráfica e literária, também é
nossa responsabilidade fomentar a leitura em um país que pouco lê.
Assim, procuramos de diferentes
maneiras mostrar para as pessoas a importância da leitura para nossa
independência intelectual, seja realizando palestras em escolas, seja doando
livros para instituições de ensino e bibliotecas públicas.
E para 2016 preparamos uma nova
iniciativa, que busca tirar nossos livros empoeirados da estante e colocá-los
em movimento.
Trata-se da campanha DOE DEPOIS DE LER, um selo que será
impresso em todos os livros publicados pela Editora Os Dez Melhores, e que
espera ajudar a conscientizar as pessoas da importância de não deixar seus
livros parados.
Até por que, livro bom é livro
em circulação.
E hoje, dia 7 de janeiro de
2016, Dia Nacional do Leitor,
lançamos oficialmente a campanha DOE
DEPOIS DE LER, convocando o pequenino número de leitores brasileiros a
passar seus livros adiante, promovendo e incentivando a leitura entre seus
amigos, vizinhos, conhecidos e familiares.
Então, depois de ler, doe.
Não guarde seus livros na
estante, na gaveta, no armário.
Após a leitura, passe a obra
adiante. Dê para um amigo, e peça que ele dê a outro amigo depois de ler. Deste
modo, muitos livros que estão abandonados em prateleiras Brasil afora, juntando
ácaros e poeira, passarão a circular, entretendo, encantando e conquistando
novos leitores; desempenhando o papel para o qual nasceram.
Desapega e doe.
Porque um livro só é feliz
quando é lido.
*
Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, Ibope Inteligência, 2012.
*
Pesquisa Fecomercio/RJ, 2015.