sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Resenha de lançamento: “Do Conde D’Eu para o mundo”, do ontem para o amanhã

 

Texto: Jana Lauxen

Fotos: Tricia Dalmagro

 

O lançamento do livro Do Conde D’Eu para o mundo foi o primeiro lançamento híbrido da Editora Os Dez Melhores: aconteceu de forma presencial e virtual.


Assim, na tarde do dia 24 de setembro, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rondinha/RS, o Centro Estadual de Educação Básica Conde D'Eu recebeu amigos, parceiros, colaboradores, escolas e comunidade para o lançamento de sua biografia, que traz a trajetória octogenária desta instituição cuja história funde-se e confunde-se com a de Rondinha e a de todos que ajudaram a escrevê-la.


Enquanto isso, na página da escola no Facebook, o evento também era transmitido ao vivo para aqueles que, estando pelo mundo, não puderam comparecer presencialmente.


Tudo começou com as organizadoras da obra, Taciana Raquel Fiorentin Calza e Silvana Fátima Pertuzati Arsego, contando sobre o surgimento da ideia de publicar um livro e o início dos trabalhos, ainda em 2019, inclusive com a realização de uma gincana, cujo objetivo foi envolver a comunidade escolar no projeto e angariar material (documentos, relatos, fotos, registros) para o livro.



Em seguida foi a vez dos mais diferentes colaboradores falarem sobre sua participação na obra e na trajetória do Centro Conde D'Eu: discorreram autoridades e patrocinadores, professores e ex-professores, diretores e ex-diretores, alunos e ex-alunos, cada história cheia de peculiaridades e carinho!




Destaque para a fala de Fabrício Martinez, ex-aluno e filho da educadora Salete Maria Sartoretto Martinez, falecida em 2020, autora de um texto precioso publicado na página 176 do livro, carregado de sentimento e amor pela educação, pelos estudantes, pelos livros e pela História com H maiúsculo.


E entre um depoimento e outro, o público presente e virtual ainda era brindado com apresentações musicais das alunas Bianca Jachini Kogut, Chaine Jachini Kogut e Nicoli Aparecida Medeiros, trazendo leveza, beleza e ritmo para o evento.




Ao final da solenidade, os pequenos estudantes do Conde D'Eu foram convidados a ir ao palco e cantar junto o hino da escola, composição dos ex-alunos Cristhian Guilardi e Isaias de Almeida, conferindo ao encerramento um toque de futuro e alegria.


Após, as organizadoras da obra e demais colaboradores/autores autografaram os exemplares do livro e receberam seus convidados, uma oportunidade de reencontro, troca e celebração da educação e da literatura.


O lançamento híbrido, realizado em formato presencial e virtual, permitiu que não somente a comunidade rondinhense se fizesse presente, mas também muitos que, como o próprio título do livro sugere, estão pelo mundo. Até o momento em que escrevo esta resenha, o lançamento conta com mais de 1.400 visualizações.


Por causa da pandemia, a Editora Os Dez Melhores não pôde comparecer presencialmente; mas virtualmente sim, o que foi uma experiência igualmente híbrida: por um lado, a tristeza de não estar ali, com todos e com cada um, naquela ocasião tão significativa para a escola, para a cidade e para a editora.

Por outro lado, a alegria de acompanhar o evento em seus mais valiosos detalhes, ouvir os depoimentos, assistir as apresentações, compartilhar cada pedacinho de emoção.


Rir e sorrir junto e, mesmo longe, se conectar.


É assim com as pessoas que, apesar de distantes, se unem em prol de um ideal.

É assim com a História (aquela com H maiúsculo), porque o passado, o presente e o futuro estão intimamente ligados, ainda que em tempo e espaço diferentes e, aparentemente, afastados.


Perto ou longe, real ou virtual, não muda o orgulho e a satisfação que sentimos, enquanto editora e enquanto cidadãos, de fazer parte deste projeto e publicar este livro, que traz muito mais do que dados, gráficos e documentos: carrega amor, suor, saudade e pertencimento, entrelaçando em suas páginas fatos e corações.

Como um farol que vem do ontem, a iluminar o hoje para que possamos enxergar o amanhã.

E ó: o amanhã é logo ali.


____________________________________________

O evento de lançamento está disponível neste link e você pode ver e rever quando, onde, com quem e do jeito que quiser!

O livro Do Conde D’Eu para o mundo pode ser adquirido por R$35 na secretaria do Centro Estadual de Educação Básica Conde D'Eu e, para aqueles que estão pelo mundo, na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores.