terça-feira, 21 de setembro de 2021

C. E. E. B. Conde D'Eu, de Rondinha, lança livro em comemoração aos seus 80 anos


Quantas histórias cabem em 80 anos?

O Centro Estadual de Educação Básica Conde D'Eu, de Rondinha, decidiu ir atrás desta resposta em 2019, ano em que completou oito décadas de vida. Dois anos depois, o resultado desta busca poderá ser conferido dia 24 de setembro, quando será lançado o livro Do Conde D’Eu para o mundo.

A obra, organizada pelas professoras Taciana Raquel Fiorentin Calza e Silvana Fátima Pertuzati Arsego, traz a biografia do Centro Conde D'Eu, desde sua fundação, em 1939, até o ano de seu octogésimo aniversário, em 2019. Através de minuciosa investigação no acervo do colégio e contato com personagens do passado, do presente e do futuro, Do Conde D’Eu para o mundo conta a história da escola entrelaçada com a história de Rondinha e, claro, das pessoas que escreveram esta história.

As 208 páginas do livro apresentam dados históricos, pesquisas e gráficos, mas também muitos relatos, fotografias, homenagens, depoimentos, poesias e a memória afetiva de professores e ex-professores, diretores e ex-diretores, alunos e ex-alunos, colaboradores, funcionários, pais e comunidade.

Assim como o próprio Centro Conde D'Eu, sua biografia também foi construída por muitas mãos: em 2019 a escola organizou uma gincana comemorativa na qual, além de muitas brincadeiras, aprendizado e diversão, os alunos foram desafiados a encontrar registros, documentos e personalidades que ajudaram a edificar e consolidar sua escola, criando elos poderosos e resistentes entre passado e presente – e diretamente conectados com o futuro.

Publicado pela Editora Os Dez Melhores, de Carazinho, Do Conde D’Eu para o mundo é um registro histórico e valioso da trajetória desta instituição, da história de Rondinha e, principalmente, da vida de todos aqueles que dão a esta escola sua razão de existir, ser e continuar.

A cerimônia de lançamento, seguida da sessão de autógrafos, acontece dia 24 de setembro de 2021, sexta-feira, entre 14h e 15h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rondinha. O livro estará disponível para venda no local por R$35. A entrada é gratuita. Relembrando sempre que é obrigatório o uso de máscara e álcool gel e o respeito ao distanciamento social.

O evento também será transmitido ao vivo pela página do Centro Conde D'Eu no Facebook: www.facebook.com/CentroCondeDEu

Para mais informações, entre em contato através do e-mail centrocondedeu@yahoo.com.br ou pelo número (54) 3365-1242.

A partir do dia 25 de setembro, Do Conde D’Eu para o mundo estará disponível para venda na escola e na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores.