quinta-feira, 9 de agosto de 2018

“Pequenos Escritores do Rui Vol. 2”: a resenha de uma refeição completa


Texto: Jana Lauxen

Toda criança precisa de uma alimentação balanceada para crescer com saúde, desenvolvendo-se de modo pleno, física e intelectualmente.
Disso, todos nós sabemos.


Porém, o que muitas vezes esquecemos, é que nossas crianças necessitam também de outro tipo de alimento, que não é cozido na panela e nem servido no prato; que não dá para guardar na geladeira e nem preparar no micro-ondas.


Um alimento capaz de sustentar e fazer crescer não só por fora, mas principalmente por dentro.


Porque, além do corpo, é indispensável nutrir e satisfazer seus corações e suas mentes inquietas. Mais do que o estômago, é preciso alimentar seu pensamento crítico, seu raciocínio, seus sentimentos, sua criatividade, empatia e percepção.


E como matar esta fome que o pão, o arroz e o feijão não conseguem saciar?


A resposta para esta pergunta é: com educação de qualidade.
Infelizmente esta é uma iguaria rara – mais rara do que deveria ser. Seus ingredientes não são encontrados em qualquer mercadinho, e seu modo de preparo requer o esforço, o tempo, a dedicação e o trabalho contínuo de muitas mãos.


Afinal, preparar e servir esta refeição não são tarefas apenas da escola; mas também da família de cada aluno.


O compromisso e os ingredientes são divididos meio a meio: a educação que vem de casa soma-se à recebida na escola, e vice-versa.


É assim que o ensino se qualifica, se amplifica, se aprimora e se torna, de fato, libertador.


É assim que agigantamos os nossos pequenos e engrandecemos o nosso futuro.


É assim que formamos leitores, escritores, pensadores, cidadãos.


Cidadãos conscientes de sua cidadania, intelectualmente independentes, com habilidade para escrever sua própria história e assumir com confiança a autoria de sua vida e de suas escolhas.


Quando família e escola aliam-se em prol de um objetivo maior, a magia acontece.


Quando família e escola tornam-se uma frente só, todos ganham.


Mas acredite: ninguém, ninguém ganha mais do que a gurizada.


E foi exatamente isso o que eu vi no lançamento do livro Pequenos Escritores do Rui Vol. 2: uma família escolar. Uma escola familiar. Uma morada no colégio; uma sala de aula no lar.


O que eu vi na noite do dia 02 de agosto de 2018 foi um grupo de pessoas unidas em torno de um único propósito: alimentar nossos pequenos a fim de torná-los grandes, de corpo, mente, alma e coração.


O que torna o livro Pequenos Escritores do Rui Vol. 2 um projeto tão simbólico, extraordinário e delicioso é que, além das receitas poéticas e ilustrações de 47 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho/RS, a obra traz também 47 receitas culinárias, enviadas pelas famílias dos pequenos autores.


A proposta era que cada um compartilhasse a receita de uma comida cujo significado fosse especial, explicando em um pequeno parágrafo por que tal refeição é importante para ele e sua família.


Assim, o livro reúne, ao lado de desenhos e receitas poéticas como a “Tortinha de Carinho”, o “Cupcake da Alegria” e a “Poção da Amizade”, as receitas culinárias preferidas de cada aluno: têm os enroladinhos da vó, o bolo de chocolate da tia, o churrasco malpassado do papai, a lasanha da mamãe – sem contar algumas sacadas geniais, como o "Bisa-Colé", o picolé da bisa, e a comida que liga e desliga, o "Strog ON-OFF", também conhecido por alguns leigos como strogonoff.


O mais legal é que, para o evento de lançamento, as famílias foram convidadas a levar o prato que seus pequenos escritores escolheram para integrar o livro, compartilhando esta refeição tão especial e temperada de recordações com os demais autores e seus convidados.




Um momento precioso de dividir o alimento, a poesia, a satisfação e o compromisso pelo fortalecimento físico e mental, intelectual e emocional, dos responsáveis por escrever o final feliz que tanto desejamos para o nosso futuro: nossas crianças.


Formando um mosaico lúdico e belo entre poesia e alimento, memória e literatura, história e identidade, Pequenos Escritores do Rui Vol. 2 foi mais longe ao envolver as famílias dos autores e toda a comunidade escolar em um projeto que festeja a educação.


Um projeto que vem de casa e da sala de aula para as páginas de um livro; e que sai das páginas do livro para o mundo, ganhando vida e força, refletindo-se e espalhando-se por todo lugar.


O lançamento de Pequenos Escritores do Rui Vol. 2 retratou com precisão, beleza e eficiência o que este projeto significa e traz; tudo o que representa; toda a fome que sacia. Uma celebração da bem-sucedida parceria entre escola e família.


Para nós, da Editora Os Dez Melhores, e especialmente para mim, orgulhosa editora desta obra cheia de sabor, amor e sentidos, só resta agradecer, sabendo que agradecer é pouco perante tudo.


Aos pais e familiares;


Ao Colégio Sinodal Rui Barbosa, seus funcionários, professores e direção;


Ao público que compareceu e prestigiou;


À maravilhosa banda do colégio, que abriu o espetáculo lindamente;


E, claro, aos queridos e grandiosos pequenos escritores do Rui: muito obrigada por acreditarem também.


Parafraseando Carl Sagan, só posso dizer que, diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é uma honra e um imenso prazer dividir um planeta e uma refeição com vocês.


Veja mais fotos do evento clicando aqui, aqui e aqui.