sexta-feira, 10 de junho de 2016

“O Duplo da Terra” e Mostra de Arte do Saloon: UMA RESENHA!


Pode parecer estranho que eu, Jana Lauxen, escreva a resenha de lançamento do meu próprio livro, O Duplo da Terra. No entanto, esta resenha não é só sobre o lançamento do meu terceiro livro; é sobre um movimento crescente e impetuoso que vejo formar-se e transformar-se aqui, em Carazinho, cidade pequenina de 60 mil habitantes, encravada no norte do Rio Grande do Sul, onde eu moro.
Ocorre que, no último sábado, junto com o lançamento do meu livro, aconteceu a 3ª edição da Mostra de Arte do Saloon – Feira Livre da Contracultura, no Rancho Cavalo de Troia, em paralelo com a 13ª edição da Casa do Rock and Roll.
A Editora Os Dez Melhores é uma das apoiadoras culturais do evento, de modo que sábado era uma noite realmente muito especial para nós.

Chega mais, que tá só começando!

Começou com São Pedro dando uma trégua na chuva incessante, e mandando um céu límpido e estrelado para a noite do dia 04 de junho. Contudo, não perdoou na temperatura, e decretou um frio avassalador, com neblina de madrugada e geada ao amanhecer.

Três da manhã, e lá fora estava assim.

É de se imaginar que o frio espantou o público, certo?
Só que não! ;)
Chegamos por volta das 19h30, e a maioria dos expositores já se fazia presente. Não demorou até que o público começasse a aparecer e, quando vi, estava tudo montado, funcionando, acontecendo.

Vem que tem! ;) Foto: Felipe Granville.

Janaina Bueno, artesã de mão-cheia, expôs pela primeira vez e já agradou de cara. Com um trabalho autoral preciso e criativo, Janaina encantou o público e imprimiu seu nome no caderno de recordações da Mostra de Arte. Abre parênteses para um comentário sobre um dos incensários que estavam à venda em sua banca, e que era revestido por uma casinha. O incenso queimava e a fumaça saía pela chaminé, haha. Maravilhoso! Fecha parênteses.

Olha a casinha ali!

Ao lado da minha xará, um dos casais que eu mais gosto e admiro: Bruna Anacleto e Felipe Granville vieram com um trabalho primoroso, cuidadoso e extremamente caprichado – além de relevante. Apresentando um projeto fotográfico impecável e sensível, Bruna e Felipe também disponibilizaram para venda peças preparadas manualmente a partir da reutilização de materiais, reafirmando a importância da sustentabilidade para nossas vidas, e para nossa própria arte.
 


A artista carazinhense Priscila Pezzini dispensa apresentações. Participou de todas as edições da Mostra de Arte, e sempre surpreende pelo seu trabalho detalhista e altamente original. 
 


Também estreando na Mostra estavam Fill ChapelletArtes e Raquel Schneider. Fill, que veio de Passo Fundo para o evento, pode ser considerado um artista múltiplo: desenha, canta, escreve, edita, produz, pinta o sete, faz & acontece. Afora sua produção artesanal, Fill comercializou exemplares de alguns dos zines que já editou – de um deles, aliás, eu participo! Confere aqui.


Já Raquel mostrou personalidade e criatividade em suas obras – além da simpatia de sempre!

Fill e Raquel em suas bancas vizinhas.

Wélington Weimann, da WW Art, que participou da 2ª Mostra de Arte em dezembro de 2015, voltou – e voltou com tudo. Se no final do ano passado ele já surpreendeu pela sua extraordinária capacidade criativa e técnica apurada, desta vez ele apresentou um trabalho ainda mais profissional e minucioso – detalhe: ele tem 15 anos. QUINZE. ANOS.

#chocada! Foto: arquivo pessoal do autor.

Além das ilustrações, Wélington produziu ao vivo durante a Mostra, desenhando placidamente, como se fosse o negócio mais natural do mundo.

"É fácil", só que não!

Quem já estreou na Mostra produzindo ao vivo e mostrando a que veio foi o ilustrador e caricaturista Sidnei Gean, da Sid's Art. Dono de uma habilidade extraordinária e de um traço determinado, Sidnei desenhou durante boa parte do evento, fazendo parecer fácil o que deve ser difícil pra caramba.


De minha parte, só posso dizer que garanti a caricatura do Jimi Hendrix. ;)


O 180 Selo Fonográfico também participou da Mostra pela primeira vez, e devo dizer que foi realmente um prazer contar com a sua presença. Conheço o Garras, um dos sócios do selo, desde a época da faculdade, e sei que ele é daqueles que não largam o osso nem a pau. Se tiver que remar contra a maré, ele rema o resto da vida. Gosto dele, e gosto disso nele.

O Garras, de touca, e seus discos.

Ademais, o trabalho independente do 180 Selo Fonográfico, de certo modo, é muito parecido com o trabalho que fazemos aqui, na Editora Os Dez Melhores. A diferença é que eles fazem discos, e nós, livros. Então, se você curte música boa, clica aqui e conheça o trabalho desses caras. De nada.


Quem também voltou ao Saloon foi o grafiteiro Pedro Oliveira, desta vez para trabalhar em dois painéis para a Editora Os Dez Melhores. Como sempre, demonstrou segurança e competência, e esbanjou talento, firmando-se como um nome relevante do grafite em Carazinho e região.


Colegas de Mostra de Arte desde a primeira edição, os amigos do projeto Carazinho em Imagens estiveram novamente presentes, e desta vez trouxeram uma proposta de educação patrimonial, que consistia em vislumbrar os “lugares de memória” ainda existentes em Carazinho, e também aqueles que não existem mais.
Foto: arquivos do projeto "Carazinho em Imagens".
Por isso, nesta edição, o projeto disponibilizou fotos antigas da cidade, as quais o público podia manusear e tentar adivinhar que lugar estava retratado ali. O objetivo, como sempre, é chamar a atenção para a importância da preservação do patrimônio histórico do município, e suscitar um olhar diferenciado sobre nossa cidade, e sobre nossa própria história. O Carazinho em Imagens vai virar livro ano que vem. Clique aqui e saiba mais.

Público conferiu algumas fotos do projeto "Carazinho em Imagens".

Para nossa alegria, Sheila Kempfer e Felipe Defante levaram cookies caseiros ma-ra-vi-lho-sos, e fizeram sucesso entre a galera, que estava no Saloon desde cedo e já sentia a fome bater.
Quem também marcou presença foi Albano Custódio, da CZO Decks, que expôs shapes que todo skatista precisa conhecer.

Da esquerda para a direita: Afobório, Jana Lauxen e Albano Custódio.

Enquanto tudo isso acontecia, o mágico e hipnólogo Jim Gauto circulava entre o público e os expositores, fazendo seus números, truques e peripécias. E, pra variar, deixou todo mundo meio chocado, pensando: OI?

COMO...

ISSO...

É POSSÍVEL?

Na 2ª Mostra de Arte eu participei de uma apresentação do Jim, e estou ATÉ AGORA TENTANDO ENTENDER O QUE FOI QUE ACONTECEU ALI!!!
Acreditem em mim: o guri tem o poder.

Jim, deixando a geral meio confusa.

Espalhados pelas paredes do Rancho Cavalo de Troia estavam os quadros do artista plástico Elói Erpen Schipper, que comemorou a venda de uma de suas telas mais emblemáticas: a famosa pistoleira, que parecia apontar sua arma bem para os nossos olhos.

Elói e a pistoleira. Foto: arquivo pessoal do autor.

Durante a Mostra também aconteceu o sarau acústico, com muita música e leitura de textos.

Tales fazendo um som durante o sarau acústico.

Valdecir Algayer tocou seu saxofone enquanto passeava pelo Saloon, e também se apresentou com Tales Vinícius, outra presença sempre confirmada no evento.


Os músicos Marlon Schettert e Tiago Kreutzer improvisaram uma parceria inusitada e maravilhosa com os rappers Carlos Burgel e Josué Quadros, fazendo uma mistura louca e linda de rap, rock e música clássica.

Da esquerda para a direita: Marlon, Josué, Carlos e Tiago, arrasando.

Tiago também tocou ao lado de Leonardo Becker, que apresentou uma de suas músicas autorais, “Cartas”.


Por fim, Tita Growl, da banda Black Hot Coffee, mostrou que, além da música, também é amiga de infância da literatura, e fez uma breve apresentação de seu livro, que deverá ser publicado ainda neste ano.


Os shows iniciaram por volta das 23h30, e se estenderam até 5h da manhã.


Oito bandas subiram ao palco, e colocaram o público pra pular e curtir.


Tanto que, quando a última banda se preparava para entrar em cena, o Saloon ainda estava cheio.

Último show da noite.

E entre um show e outro, o bom e velho companheiro DJ Christiano Naza, que não decepciona quando o assunto é o bom e velho rock and roll.


Outro que trabalhou a noite toda foi o fotógrafo Fernão Duarte. E após dez horas ininterruptas fotografando todos os detalhes da festa, havia mais de 800 imagens, uma melhor que a outra. Foi uma lida árdua reduzi-las para pouco mais de 250, e aqui você confere o resultado final de todo este trabalho.

Mil fotos. Ou quase.

A Editora Os Dez Melhores, em parceria com a Café Espacial, montou sua banca às 19h30, e lá ficou até pouco depois das 2h da manhã, quando recolhemos o que sobrou dos livros e das revistas, e fomos curtir os shows que ainda faltavam acontecer.


A 3ª edição da Mostra de Arte do Saloon – Feira Livre da Contracultura terminou nos deixando com aquela sensação boa de dever cumprido, e de fazer parte de um movimento cultural autossustentável, que se fortalece dia após dia, Mostra após Mostra, e que só tende a crescer e aparecer.


Porém, ninguém cresce sozinho. Muito menos no mercado independente. E é por isso que iniciativas como a Mostra de Arte tem relevância. Porque busca reunir os artistas locais e os coloca a trabalhar um para o outro, partindo do coletivo para o indivíduo.


A Editora Os Dez Melhores é uma das organizadoras do evento, mas não faz absolutamente nada sozinha. Sem o apoio dos expositores, que não medem esforços para deixar tudo perfeito; sem o apoio do público, que comparece, que prestigia, que incentiva; sem o apoio do Rancho Cavalo de Troia, que abre suas portas, que nos deixa entrar, que contribui diretamente para fazer acontecer, que diz SIM quando todos dizem NÃO; sem toda essa gente, nada disso existiria.


Isso se chama sistema colaborativo. O único sistema no qual qualquer coisa pode funcionar – que dirá quando o assunto é arte independente.


Então, a todos vocês, que expuseram seus trabalhos, que leram seus textos, que tocaram seu som, que prestigiaram o evento, que curtiram, que compartilharam: NOSSO MUITO OBRIGADA!


Obrigada por fazerem parte desta engrenagem de cooperação mútua, que precisa de cada um de vocês para continuar funcionando.


E até a 4ª edição da Mostra de Arte do Saloon! ;)

Frio? Que frio?

Veja mais fotos do evento AQUI.