terça-feira, 20 de outubro de 2015

Lançamento do livro “Gazeta do Novo Escritor”!


A chuva não deu trégua em Sananduva/RS no dia 9 de outubro, sexta-feira. Apesar disso, fez sol e calor dentro da Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti, onde ocorreram as atividades da segunda edição do Dia Literário, e o lançamento do livro Gazeta do Novo Escritor, organizado pela escritora Jana Lauxen e pela professora Reni Terezinha Duarte.
A manhã iniciou com a apresentação da peça de teatro O Guarani, encenada por alunos do Colégio Estadual Sananduva. Em seguida, a escritora Jana Lauxen entrou em cena com a palestra A Literatura Não é Chata, onde apontou aos alunos oito motivos práticos pelos quais eles devem dar uma chance aos livros.
De tarde, as alunas do quarto ano do Colégio Estadual Sananduva dançaram ao som da música Aquarela, do cantor e compositor Toquinho, e em seguida declamaram poesias. Logo após, Jana Lauxen palestrou novamente, desta vez para os alunos do turno da tarde.
E para terminar este dia com chave de ouro, um jantar no Centro Comunitário de Sananduva, que reuniu pais, alunos e professores do Colégio Estadual. Durante o encerramento, os alunos das séries iniciais apresentaram uma dança italiana. Em seguida, a ex-aluna Vanessa Kurek, que participa do livro Gazeta do Novo Escritor com um texto e com uma ilustração, apresentou-se também, juntamente com seu professor de dança: primeiro um tango e, logo depois, um bom e velho rock and roll.

Durante todo o dia, e também na parte da noite, Vanessa Kurek e Germano Vivan, ex-aluno responsável pela ilustração de capa da obra, expuseram seus desenhos, impressionando a todos pela sua técnica e criatividade.
Um dia para guardar no lugar mais bonito de nossas memórias; um evento que nos faz acreditar que existe um futuro melhor, mais vibrante e menos triste esperando por todos nós, logo ali adiante.
A Editora Os Dez Melhores só tem a agradecer: pela confiança, pela dedicação e pelo envolvimento, tanto por parte do Colégio Estadual Sananduva, quanto por parte dos alunos, dos pais, dos amigos da Casa da Cultura, e também da comunidade.
Obrigada, Sananduva!
Vocês são demais!
Veja mais fotos do evento, pelas lentes do fotógrafo Fernão Duarte, clicando aqui.