segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Projeto Germinar – Dia Literário: Entrega dos Certificados!

No dia 17 de abril deste ano, a escritora e editora Jana Lauxen participou do Projeto Germinar – Dia Literário, promovido pelo Instituto Educacional Girassol de Não-Me-Toque/RS.

Jana Lauxen entrega os certificados aos alunos/autores.
Foto: Jornal A Folha do Sul.
Nesta oportunidade, a autora palestrou sobre o tema A Literatura Não é Chata, e conheceu os trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos após a leitura de seus dois livros, Uma Carta por Benjamin e O Túmulo do Ladrão (veja fotos aqui).
Em seguida, Jana lançou um desafio aos estudantes: escrever um texto respondendo a pergunta “O que você gostaria de dizer aos políticos brasileiros?”.

Jana Lauxen entrega os certificados aos alunos/autores.
Foto: Jornal A Folha do Sul.
Com o objetivo de incentivar os alunos, a Editora Os Dez Melhores se comprometeu a entregar um certificado aos autores dos cinco melhores textos, além de publicá-los em nosso blog. O melhor texto ainda foi publicado no Jornal A Folha do Sul, tanto em sua edição impressa, quanto em sua edição virtual (confira aqui, aqui e aqui).
No entanto, tão logo Jana Lauxen recebeu os textos em mãos, imediatamente se arrependeu do concurso que lançou:
– Foi uma das coisas mais difíceis da vida escolher somente cinco, por conta da qualidade do material que recebemos. Todos os textos foram bem escritos, bem elaborados, trazendo ideias claras e opiniões contundentes. Se por um lado fiquei feliz ao ver o talento da gurizada, por outro fiquei triste por ter de escolher somente cinco – afirmou a autora.
Os textos selecionados foram:

“Política no Brasil”, por Rafaela Marchi, 7º ano (texto vencedor).
“Política Brasileira”, por João Arthur Gotz Ribeiro, 6º ano.
“Situação Política”, por Júlia Aparecida Pivato, 2º ano do Ensino Médio.
“O que dizer para os políticos?”, por Vitória Castaman Souilljee, 9º ano.
“Os problemas do Brasil”, por Eduardo Hansen, 2º ano do Ensino Médio.

Jana Lauxen e os alunos participantes da atividade.
Foto: Jornal A Folha do Sul.
E a partir de hoje, toda segunda-feira a Editora Os Dez Melhores publicará, aqui em seu blog, os cinco melhores textos elaborados, selecionados após rigorosa avaliação da equipe da Editora Os Dez Melhores.
Agradecemos, desde já, ao Instituto Educacional Girassol pela confiança depositada em nós, e parabenizamos os alunos e professores da instituição pelo excelente trabalho realizado em sala de aula.
Com vocês, o texto vencedor:

Política no Brasil

Por Rafaela Marchi
Aluna do 7º ano do Instituto Educacional Girassol

A aluna, autora do texto vencedor, Rafaela Marchi
e a escritora Jana Lauxen. Foto: Jornal A Folha do Sul.

 A política aqui no Brasil não é das melhores, e isso eu posso afirmar. Muita gente acredita que é só a presidente Dilma quem rouba, mas pense em quantas pessoas estão ao redor deste governo.
Além da presidente e do vice-presidente da República, existem 27 governadores e 27 vice-governadores; 81 senadores; 513 deputados federais; 5.561 prefeitos e 5.561 vice-prefeitos; além de 60.320 vereadores. Creio que isso fala por tudo. Imaginem quanto dinheiro não foi desviado em obras inacabadas e em obras “fantasmas”.
E a Lava Jato, que deveria limpar o governo, tirando dali os corruptos, o que faz? Ok, ela os prende, mas por que em prisão domiciliar? Por que não junto com os outros ladrões?
Talvez por que na casa deles tenha mais conforto, piscina, academia. Esses dias um político foi flagrado jantando em um restaurante chique com os policiais que deveriam estar vigiando-o. Será que foram subornados por um jantar? Isso é possível? São tantas perguntas e nenhuma resposta.
Sem contar uma notícia que saiu faz pouco tempo, e que deixou todos indignados.
Por falta de dinheiro, foi encerrado por tempo indeterminado o financiamento de faculdades. Claro que uma hora o dinheiro ia acabar.
Vocês, políticos, só sabem roubar, desviar, fingir que esse dinheiro não foi dado pelo esforço de cada trabalhador cidadão. Que muitas vezes deixa de comer para pagar os seus impostos.
Mas devemos concordar em uma coisa: todas essas pessoas que dizem zelar e lutar pelo nosso país estão roubando o povo! Tirando de sua própria nação para satisfazer seus interesses pessoais! Destruindo totalmente a ética e a moral, e deixando de ser bons políticos.


E não perca: na próxima segunda-feira, dia 07/09, o texto “Política Brasileira”, de autoria do aluno do 6º ano João Arthur Gotz Ribeiro.