terça-feira, 9 de dezembro de 2014

“Um bem-vindo soco no estômago”.



Wuldson Marcelo, escritor, filósofo e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, escreveu uma resenha incrível sobre a obra Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento, do escritor Afobório.
Publicada pela Revista Biografia, Wuldson Marcelo foi além, e mais do que uma resenha literária, elaborou um manifesto sociológico sobre racismo e preconceito social.
Um texto que merece ser lido, pensado e repensado por todos nós.
Clique aqui e leia a resenha na íntegra. 

Clique para ampliar.

“A personagem central se torna o narrador, que é obrigado a lidar com a violência que sofre e com a violência que desencadeia. Então, se ser um assassino era realmente sua única saída, cabe ao leitor – guiado pela sua própria solidariedade ou intransigência – decidir. Pois, para Jozz, o crime é a devolução exata a uma estrutura sustentada pela desigualdade e pelo racismo”.

(...)

“Ao relatar o passo a passo de um bandido, chefe do tráfico, Jozz apresenta como antagonista a sociedade. É o medo da sociedade que constrange Jozz quando este vai ao shopping e é seguido de perto pelos seguranças, sendo identificado como potencial assaltante. E é esse medo que o animaliza na penitenciária, pois que o preso é percebido como uma vitória da justiça contra a delinquência. O detento, ao romper o pacto social, instaura um ciclo de violência. Encarcerando o monstro, que a sociedade não reconhece como sendo sua criação, a paz pode voltar a ser uma regalia aos bem-aventurados”. 

(...)

“Mas Jozz se encarregou de possuir uma arma e abrir caminho no território inóspito em que o racismo o alocou. Ele não é um edificador da igualdade. Observa as boas intenções das ONGs presentes na favela, mas não se ilude com oportunidades que serão reféns da fortuna. O ser brutalizado não se alimenta de esperança. Como escreveu Anton Tchekhov, o cão só tem fé na carne”.

(...)

“Essas tensões engendram um romance violento, sem romantismo ou sentimentalismo. Cru, cruel, direto. Um bem-vindo soco no estômago”.

Clique para ampliar.

Leia a resenha na íntegra clicando aqui.
Adquira um exemplar da obra clicando aqui.
Inclua esta obra na sua estante virtual do Skoob clicando aqui.