quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrevista no portal Homo Literatus: "Editoras emergentes: qualidade na publicação do seu livro".



Nossa editora, Jana Lauxen, concedeu uma entrevista ao portal Homo Literatus falando sobre o trabalho realizado pela Editora Os Dez Melhores, os novos autores, o mercado editorial e tudo o mais:

Homo Literatus: O editor sempre foi um filtro de qualidade, você não acha que se perde um pouco disso na autopublicação? 
Jana: Certamente. O processo de produção, edição e lançamento de um livro não pertence somente ao autor; várias pessoas estão envolvidas neste trabalho, e todas – sem exceção – querem o mesmo que o escritor: que o livro dê certo. Refiro-me ao editor, ao revisor, ao capista, ao diagramador. Também é importante que seja realizado um bom trabalho de divulgação sobre a obra, que geralmente fica sob responsabilidade do departamento de comunicação e marketing da editora.
Logo, o trabalho do autor é tão importante quanto o trabalho do editor e de toda a equipe da editora.
Na autopublicação, este cuidado e estes detalhes muitas vezes se perdem.
A editora atua como gráfica, e o autor, como cliente. Afinal, se não existem muitas editoras oferecendo um trabalho editorial completo, é por que não existem muitos autores dispostos a recebê-lo.
E, sim, o resultado são livros ainda crus, muitas vezes repletos de erros e problemas, com baixíssima qualidade literária e editorial.

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.
Deixamos registrado nosso agradecimento ao editor do portal, Vilto Reis, pelas excelentes colocações e trabalho realizado em prol da literatura brasileira.