sábado, 16 de novembro de 2013

Editora Os Dez Melhores lança livro com textos de jovens escritores gaúchos!

Por Alessandra Carvalho.

A Editora Os Dez Melhores, assim como muitas editoras sérias e comprometidas com a literatura produzida em nosso país, surgiu com o objetivo de publicar poucos e bons escritores nacionais – um máximo de dez, no prazo de um ano.
Contudo, além de sua proposta editorial voltada a autores profissionais, a editora também criou um selo social chamado Nascedouro (que, como o próprio nome sugere, significa ‘lugar onde se nasce’). Parte integrante de um projeto itinerante de apoio à literatura e incentivo à leitura, o selo Nascedouro busca levar até escolas municipais e estaduais, além de ONGs, grupos e instituições com projetos destinados a crianças e adolescentes, palestras e oficinas literárias voltadas exclusivamente para a prática de criação e escrita. O Nascedouro é, assim, uma oportunidade para o nascimento de novos escritores locais.
– Além de formar leitores, buscamos também encontrar novos escritores – afirma uma das idealizadoras do projeto, a escritora, editora e produtora cultural Jana Lauxen, 28 anos.
Desta forma, os melhores textos produzidos pelas crianças e adolescentes durante estas oficinas serão lançados em um livro, na tentativa de oportunizar e incentivar o aluno/autor participante. E o melhor: não há nenhum custo para a instituição e nem para os autores. A Editora Os Dez Melhores assume toda a responsabilidade sobre o processo de produção, edição e lançamento da obra:
– Nós visitamos a instituição em questão e cuidamos de todas as fases do projeto: ministramos a palestra e a oficina, recolhemos os textos, os transcrevemos para o computador, revisamos, elaboramos a capa do livro, a diagramação do miolo, além de assumirmos todo o encargo pela impressão e também pelo lançamento da obra. Não há custo nenhum para a instituição, e muito menos para os autores. Somente solicitamos que a instituição em questão colabore nos fornecendo um local para a realização das atividades, e apoio na divulgação do lançamento – explica Jana – A ideia é, justamente, oferecer uma oportunidade concreta para estes alunos, mostrando a eles a importância da leitura e da literatura em suas vidas, e também provando que eles podem, sim, escrever, e se tornar escritores. Existem excelentes jovens autores perdidos em nossa cidade, em nosso estado, em nosso país, e nós queremos encontrá-los, um por um.
Convite de lançamento da obra.
Clique para aumentar.
E o primeiro lançamento do selo Nascedouro já tem data para acontecer: será dia 24 de novembro, em Carazinho/RS. A obra, chamada Conte Um Conto e organizada por Jana Lauxen, traz 17 contos escritos por 17 crianças e adolescentes, a maioria integrante do grupo Geração 148 da Igreja Adventista de Carazinho/RS e da escola de danças Arabesque, do mesmo município. 
A oficina ocorreu em junho deste ano, e os alunos/autores, após assistirem a palestra intitulada A Literatura Não é Chata, participaram da oficina que gerou o livro. Nesta ocasião, foi apresentada uma imagem aos alunos e, a partir desta imagem, eles tiveram de escrever sua história.
A ilustração que inspirou os textos foi cedida ao projeto pelo ilustrador, quadrinista e artista plástico paraibano Shiko, que já trabalhou ao lado de Mauricio de Sousa e cujas obras já foram expostas em Florença, na Itália, e no Salão do Livro de Paris, na França. E é esta mesma imagem, aliás, que integra a capa da obra.
Capa do livro.
O processo de produção e edição do livro é acompanhado de perto pelos autores, que participam de todas as fases. A Editora Os Dez Melhores também forneceu aos alunos os convites impressos do lançamento, para que eles possam convidar seus amigos, conhecidos e familiares.
– Nossa intenção é, realmente, envolver o aluno/autor neste processo. Não os tratamos como se fossem crianças e adolescentes; os tratamos como escritores. E dada nossa experiência na área, posso garantir que a maioria de nossos jovens autores possui muito mais postura, comprometimento e profissionalismo do que muito escritor dito profissional que anda por aí – afirma Alexandre Durigon, editor e diretor de produção da Editora Os Dez Melhores.
O lançamento do livro Conte Um Conto acontecerá em Carazinho/RS dia 24 de novembro, domingo, entre 17h e 20h, no Sindicato dos Bancários (Rua Venâncio Aires, 338 – Centro).
Após o lançamento, o livro ficará disponível para venda no site da Editora Os Dez Melhores (www.editoraosdezmelhores.com.br) pelo preço de R$25.
Maiores informações no site da editora, ou através do e-mail contato@editoraosdezmelhores.com.br