segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Colégio Estadual Sananduva é finalista do Prêmio RBS de Educação!

Por Alessandra Carvalho.


A primeira ação do projeto Conte um Conto, do selo Nascedouro da Editora Os Dez Melhores, foi realizada em maio deste ano no Colégio Estadual Sananduva que, agora, é um dos três finalistas do Prêmio RBS de Educação (categoria escola pública/RS).
A primeira edição do concurso irá premiar iniciativas de educadores e professores que trabalham com mediação de leitura, isto é: que desenvolvem formas criativas de intermediar a relação entre o livro e o leitor.
Foram 936 projetos inscritos em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e agora restaram somente 9 finalistas.
Entre eles, o Colégio Estadual Sananduva.
Professora Rita Tessaro, responsável pelo projeto.
Foto: divulgação/arquivo pessoal.
Toda a equipe da Editora Os Dez Melhores parabeniza a direção do colégio, e em especial a professora Rita Tessaro, responsável pelo projeto Ler é Bom Demais.
A iniciativa envolve a reciclagem de garrafas pet, para que este material possa ser reutilizado na confecção de sacolas de leitura – sacolas estas que são utilizadas pelos alunos para levarem para casa as obras que desejam ler. A venda destes recicláveis também gera recursos para a aquisição de novos livros.
E como se não bastasse tudo isso, são realizadas apresentações teatrais, encenadas pelos estudantes e baseadas nos livros lidos na escola.
A Editora Os Dez Melhores sente-se feliz e orgulhosa de desenvolver, nesta escola, o projeto Conte Um Conto, onde os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras (“A Literatura Não é Chata”, ministrada pela escritora e editora Jana Lauxen), como também de uma oficina, quando escreveram contos baseados em uma ilustração, generosamente cedida ao projeto pelo ilustrador Mario Cau.
Ilustração utilizada como inspiração no
Projeto Conte um Conto,
realizado no Colégio Estadual Sananduva.
Por Mario Cau.
Estes contos serão publicados em um livro. Agora, além de leitores, estes alunos poderão dizer que são também escritores.
Agradecemos mais uma vez a escola, por abrir suas portas para nosso projeto, e também lhe parabenizamos por fazer tanto pela literatura em nosso país.
A votação do Prêmio RBS de Educação estará aberta até o dia 2 de dezembro deste ano, quando serão anunciados os vencedores.
Então, acesse este link aqui e vote na professora Rita Tessaro, do Colégio Estadual Sananduva.
Desde já agradecemos, em nome da Editora Os Dez Melhores, e em nome de todos os leitores que nasceram a partir de ações como esta!

O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, e tem o apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.