terça-feira, 17 de julho de 2018

O Lago e o Cálice



Imagine um lago congelado. No meio dele está aquilo que você mais quer em sua vida. Como você faz para chegar até lá sem quebrar o gelo e afundar?
Resposta: dando um passo de cada vez.
Porque se você correr sobre o gelo, a probabilidade de cair e quebrá-lo aumenta perigosamente. No entanto, se não arriscar, não terá nenhuma chance de alcançar o que tanto almeja.
Um dia alguém me contou essa historinha e eu nunca mais me esqueci. “Devagar e sempre”, “a pressa é inimiga da perfeição”.
São ditados populares que não seriam ditados populares se não trouxessem em si alguma verdade. E eu só escrevi tudo isso para dizer o quão feliz e emocionada fiquei ao ver as fotos do lançamento da escritora baiana Jussara Pires, autora da obra O Cálice de Ouro, publicada pela Editora Os Dez Melhores e lançada na última sexta-feira, dia 13, em Salvador/BA.
Fiquei feliz e emocionada porque conheço o caminho que Jussara percorreu até escrever e publicar seu livro. Acompanhei cada passo que ela deu, e foi um de cada vez. Devagar e sempre, porque a pressa é inimiga da perfeição. Até que, no dia 13 de julho de 2018, ela finalmente chegou ao meio do lago congelado.
Jussara é uma pessoa rara porque não tem a afobação que atropela e faz tropeçar, nem a arrogância que isola e muito menos o medo que paralisa. Ela sabe ouvir; tem a humildade de aprender, a disposição de se corrigir, a bravura de persistir, a paciência de observar. E foi escutando, estudando, treinando, errando, acertando e prosseguindo que nasceu O Cálice de Ouro.
Por isso eu te parabenizo, Jussara querida.
Não apenas pelo lançamento de sua obra, mas pela força, entusiasmo e coragem de que precisou para chegar até aqui.
De modo que eu tenho a mais absoluta certeza que você seguirá caminhando com passos firmes e mansos, cada vez mais longe e mais alto.
Mas, por enquanto, apenas desfrute este momento lindo e extraordinário, que só experimenta quem se atreveu a dar o primeiro passo sobre o lago congelado.

Foto: Juarez Matias Araújo