sexta-feira, 28 de abril de 2017

20 de abril de 2017: o dia que não terminou

O dia 20 de abril de 2017 foi muito importante para a escritora Jana Lauxen, autora da obra O Duplo da Terra, e também para a Editora Os Dez Melhores. Foi neste dia que tivemos o privilégio de participar novamente do Projeto Germinar – Dia Literário, do Instituto Educacional Girassol, de Não-Me-Toque/RS, e foi absolutamente lindo e perfeito.


As turmas do 6º ano ao Ensino Médio leram a obra O Duplo da Terra, e a partir da leitura elaboraram desenhos, colagens, textos, teatro, apresentações, e o que mais vocês puderem imaginar. As fotos estão aí, e não nos deixam mentir.


E na quinta-feira, dia 20 de abril, a escritora Jana Lauxen esteve na escola, para conhecer os trabalhos e conversar com os alunos. Na oportunidade, Jana também ministrou a palestra “Encaixotando o Problema”, e sugeriu uma atividade: escrever um texto sobre um problema que aflige os alunos neste momento.


Assim, nos próximos dias os alunos escreverão sua redação em sala de aula e, após a conclusão da tarefa, a autora voltará à escola. Os textos então serão recolhidos, lacrados em um envelope com o nome de cada aluno, e após todos os envelopes serão colocados dentro de uma caixa, que por sua vez também será lacrada.


Esta caixa funcionará como uma cápsula do tempo, e permanecerá fechada durante um ano. No dia 20 de abril de 2018 Jana Lauxen retornará à escola, quando a caixa será finalmente aberta, e os textos serão lidos e debatidos entre os alunos e a autora.


Além do texto, cada aluno elaborará uma ilustração inspirada em seu texto, que ficará exposta no Instituto Educacional Girassol, e servirá de prévia para as redações, que serão divulgadas somente daqui um ano.


Jana Lauxen também irá escrever um texto e elaborar uma ilustração, para participar da atividade junto com os alunos.


Assim sendo, pode-se dizer que o dia 20 de abril de 2017 ainda não terminou. Talvez nunca termine, pois seguirá vivo, forte e radiante em nossa memória, e em nossos corações.


Nós, da Editora Os Dez Melhores, só podemos agradecer pela oportunidade e confiança, e pelo carinho, pelos abraços, pela troca de ideias.


Participar de atividades como esta, em uma instituição que tanto preza pela educação e pela cultura, é uma honra, e nos faz lembrar por que estamos aqui, e por que fazemos o que fazemos.


Acreditamos em um futuro mais bonito e mais vibrante para nossas crianças e adolescentes. E encontrar pessoas que também acreditam, nos fortalece e nos anima a seguir sempre em frente.


Obrigada, Instituto Educacional Girassol, por fazer parte da nossa história, e permitir que façamos parte da sua história.


Obrigada por nos proporcionar este dia tão lindo, que nunca irá terminar.


Veja mais fotos aqui.
Leia o texto de Jana Lauxen sobre o Dia Literário aqui.