terça-feira, 19 de julho de 2016

NÓS e o 1º Sábado Cultural em Carazinho/RS


Nós, da Editora Os Dez Melhores, acreditamos que a arte está em todo lugar: na capital e no interior, no centro e na periferia, no asfalto e na estrada de chão. Por isso, nunca tivemos a intenção de sair de Carazinho/RS, e fixar a sede da editora em uma cidade maior.
Muitos disseram que a gente estava louco. Afinal, “se fazer literatura em um centro grande já é difícil, imagina em uma cidade pequena”. Ainda escutamos muitos reclamarem que não há nada de novo na aldeia. Que o negócio é ir embora; que, aqui, a cultura não germina. “Sabe como é Carazinho, né?”, dizem eles, desanimados.
No entanto, posso afirmar com satisfação e convicção que nós não concordamos com estas pessoas. E quando escrevo ‘nós’, não falo somente da Editora Os Dez Melhores. Falo de um grupo de artistas locais que estão se mobilizando e se unificando, criando um movimento aparentemente sutil e inofensivo, porém real e consistente.
A cada evento que ajudamos a realizar, a cada atividade da qual participamos, encontramos um novo amigo, um novo parceiro, um novo aliado, que já chega dizendo: “eu também desenho”, “eu também fotografo”, “eu também escrevo”, “eu também canto, toco, danço, invento, costuro, sapateio”.
“Eu também faço”.
“Quer participar com a gente?”, nós convidamos. E a resposta é invariavelmente um sim.
Por isso, esta bola de neve cultural só aumenta e se fortalece, e de modo totalmente livre e autossustentável. Porque não precisamos de padrinhos, de patrocinadores, de siglas, bandeiras, costas quentes ou jabá.
Precisamos somente de NÓS.
NÓS, enquanto grupo cultural e artístico independente; NÓS, enquanto organização colaborativa. NÓS, enquanto cidadãos, que acreditam que a arte é capaz de mudar o mundo no momento em que muda cada um de nós.
E a arte, lembre-se: está em todo lugar.
Inclusive no dia 30 de julho, quando ela se fará presente na 1ª edição do Sábado Cultural, um evento que busca aliar, celebrar e fortalecer a arte que é feita aqui, bem debaixo dos nossos narizes.
A iniciativa é da Orquestra Comunitária de Carazinho em parceria com a Editora Os Dez Melhores, a Café Espacial, e a Fundação Cultural de Carazinho (Fuccar), e vai reunir artistas das mais diferentes áreas: música, literatura, ilustração, artesanato, escultura, percussão, HQ, fotografia, artes plásticas, piano, mágica, capoeira, pirografia, arte indígena, orquestra, e segue a lista.
Com entrada franca, o evento acontece entre 14h e 20h, no sábado, dia 30 de julho, na sede da Fuccar (que fica ali na Gare). Mais de 40 artistas estão envolvidos com o projeto, e o Sábado Cultural promete ser inesquecível.
A Editora Os Dez Melhores, é claro, estará lá, com todos os livros de seu catálogo – inclusive o romance planetário O Duplo da Terra, nosso último lançamento. Sem contar a Café Espacial, parceira desde sempre, que também marcará presença com suas revistas lindas e muitos brindes.
Então se você, assim como NÓS, acredita que a arte pode promover uma revolução pacífica e certeira, não perca de jeito nenhum a 1ª edição do Sábado Cultural. Um dia para festejar a arte que está em todo lugar: na capital e no interior, no centro e na periferia, no asfalto e na estrada de chão, na cidade e na aldeia.
A arte que está aqui, em Carazinho.
A nossa arte.

Confirme sua presença aqui.