segunda-feira, 8 de junho de 2015

Projeto “Carazinho em Imagens” vai virar livro!

O projeto Carazinho em Imagens, que iniciou em abril de 2012, surgiu através do grupo Carazinho Cultural, formado então por biólogos, professores e historiadores carazinhenses, que buscavam meios de valorizar o patrimônio histórico e natural de sua cidade. Sem fins lucrativos, de caráter voluntário, e totalmente aberto à participação popular, a iniciativa tem como principal objetivo contar a trajetória de Carazinho a partir de registros fotográficos feitos por seus próprios moradores, em diferentes épocas e locais.

Praça Central de Carazinho - Abril de 1950
O material reunido desde 2012 pode ser conferido na página www.facebook.com/carazinhoimagens, que atualmente conta com cerca de 5.500 seguidores, mantendo em seu acervo mais de 700 fotografias – fora as outras centenas, que ainda estão arquivadas.
No entanto, em breve, os carazinhenses também poderão guardar este registro da história de sua cidade na estante de sua casa. É que a Editora Os Dez Melhores, em parceria com o projeto Carazinho em Imagens, vai transformar a iniciativa em um livro.

Neve em Carazinho - Julho de 1975
A obra, que será organizada por Leonardo Capeleto de Andrade, Bruna Anacleto, Paola Rezende Schettert, Lucas Cabral Ribeiro e Aline Schú, irá reunir cerca de 250 fotografias. O objetivo é promover e fortalecer a história de Carazinho por meio de imagens que falem por si só:
– Conheci o projeto em 2013, e simplesmente adorei. O trabalho é sensacional, e permite aos carazinhenses não somente ler sobre; mas ver e reconhecer a história de nossa cidade – afirma Jana Lauxen, escritora e produtora da Editora Os Dez Melhores.
O principal objetivo, ao converter o Carazinho em Imagens em uma obra literária, é tirá-lo do campo meramente digital e, de certa forma, perpetuar a proposta do grupo, uma vez que a internet, e as próprias redes sociais, costumam ser bastante transitórias. Através de um livro, tanto o material reunido, quanto a concepção do projeto, ficarão registrados e eternizados na história de Carazinho.
Colégio La Salle - 1960
Contudo, apesar do grande acervo fotográfico que os organizadores já dispõem, a editora solicita a todos, que tiverem fotografias representativas de Carazinho, que encaminhem este material ao e-mail carazinho.cultural@gmail.com.
As imagens serão recebidas até o dia 03 de julho, e deverão estar em alta resolução (mínimo de 1MB), em arquivo JPG ou PNG.

O lançamento do livro Carazinho em Imagens está previsto para ocorrer em janeiro de 2016.