sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Convite de Lançamento do livro “Jovens Escritores Brasileiros”!




Clique para ampliar.

Certo dia, em Sananduva, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, uma professora chamada Reni entrou na sala de aula e anunciou:
– Hoje nós vamos escrever um livro!
Era 2013, e ela falava para alunos da Escola Amélia Lenzi Raymundi.
A gurizada não se acanhou, e não somente escreveu, como elaborou capa, sumário, ilustração, biografia: tudo o que uma obra literária tem direito.
O resultado deste trabalho você segura em suas mãos agora: estão reunidos aqui 18 textos, de 21 alunos/autores, além de um texto da prô Reni e ilustrações, também confeccionadas pelos estudantes.
A Editora Os Dez Melhores percebeu de cara que este projeto tinha tudo a ver com outro projeto, que mantém desde sua fundação: o Nascedouro, que busca incentivar a leitura e a prática de criação literária entre crianças e adolescentes.
Nascedouro significa, literalmente, lugar onde se nasce. Logo, toda escola que pretende fazer mais do que simplesmente repassar conteúdos programáticos é, também, um nascedouro. É, também, um lugar onde se nasce enquanto cidadão, enquanto ser político e social, consciente e atuante em uma sociedade que precisa desesperadamente de pessoas conscientes e atuantes.
Este livro, que agora você tem em mãos, caro leitor, é resultado deste nascimento. Do nascimento de 21 jovens escritores gaúchos, que vieram ao mundo pelas mãos de uma professora muito especial.
E nós, da Editora Os Dez Melhores, temos a satisfação de sermos os padrinhos destes novos habitantes, de um fantástico mundo chamado Literatura.
Porque, sem nenhuma dúvida, estes 21 alunos/autores acabam de nascer enquanto escritores para fazer diferente.
E é fazendo diferente que eles farão toda a diferença.

(Texto de quarta capa da obra Jovens Escritores Brasileiros).