quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Resenha – A Mão de Celina – do autor Jeremias Soares




Por Alexandre Durigon

Você tem medo da morte?
Qual a sua resposta para esta pergunta?
A morte é algo que pode mudar uma vida e muitas outras. Uma tentativa de suicídio. Evento importante. Alguém para salvá-lo no último instante. Algo que também pode mudar uma vida e muitas outras.
A Mão de Celina é um livro cheio de questionamentos. Assuntos dos quais procuramos fugir. É habitado por situações que acontecem cotidianamente. Outras, nem tanto.
Amar. Chorar. Temer.
Um enredo que mistura nuanças por entre suas linhas, seus personagens e suas cenas, que exploram a capital gaúcha, Porto Alegre, e sua região metropolitana, Canoas e Gravataí. Lugares, viagens, momentos instigantes ao passo do relógio, segundo por segundo, tudo muito bem construído dentro de um triângulo amoroso.
O maior mérito de Jeremias Soares é abduzir o leitor para dentro de uma obra de ficção. As sensações que vibram em suas palavras tocam nossa alma. É possível colocar-se na mesma situação dos personagens e questionar-se. Sentir o que eles sentem.
Comigo foi assim.
E contigo? Como será?
Não sei exatamente em que instante o enredo tocará seu âmago, ou mesmo em quais. São tantos os trechos célebres que é praticamente impossível ler A Mão de Celina sem sentir seu toque.
Jeremias Soares escreveu um romance que vai muito além do que habita nossos corações, e penetra onde podemos ser nós mesmos; onde não precisamos negar o que sentimos e quem somos.
A Mão de Celina é um livro que abraçará a você e a todos que tiverem contato com ele. Posso dizer sem sombra de dúvidas que a mão de Celina faz ótima dupla com as mãos de Jeremias Soares.
Quem é Celina? Quem é Edu? Quem é Jana?
Sem muito mais, posso dizer que A Mão de Celina é um livro para ser lido e relido, porque pode mudar a vida de qualquer um. É como se alguém empurrasse você.

(Lançamento em breve, aguarde...)