segunda-feira, 30 de setembro de 2013

31 coisas que você não sabia sobre Charles Bukowski!

A Editora Os Dez Melhores abre a seletiva para o coletivo Big Buka, a primeira coletânea de contos em homenagem ao escritor Charles Bukowski (saiba mais clicando aqui).
Por isso, reunimos 31 curiosidades sobre o autor que é considerado o maior dos escritores politicamente incorretos do século XX.
Confira:

1. Heinrich Karl Bukowski nasceu na Alemanha em 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma dona de casa alemã. Em 1923 sua família mudou-se para os Estados Unidos.

2. O pai de Bukowski passou boa parte de sua vida desempregado, e costumava beber e agredir o filho. Sua mãe, muito submissa, não interferia.

3. Na adolescência, Bukowski passou a sofrer de um problema crônico de acne, que tomou seu rosto e toda a parte superior de seu corpo com inflamações – o que o obrigou a buscar diferentes tratamentos no hospital público de sua cidade.

4. Fato este que o fazia sentir-se profundamente solitário, deslocado e indesejado. Na escola, praticamente não tinha amigos.

5. Bukowski então desistiu da escola e, até decidir retornar, cerca de um ano depois, descobriu o álcool e os livros, que nunca mais abandonou.

6. Foi carteiro (trabalhou nos Correios até os 49 anos), frentista e motorista de caminhão, apesar de ter estudado jornalismo – sem nunca ter se formado.

7. Mas vivia na pobreza. Gastava cada centavo do que ganhava com bebidas e prostitutas.

8. Boa parte de sua obra é autobiográfica, segundo o próprio Bukowski.

9. Começou a escrever poesia aos 15 anos, mas seu primeiro livro somente foi publicado em 1955, 20 anos depois.

10. Levando uma vida errante, bebia e escrevia alucinadamente. O resultado eram textos e mais textos, que eram enviados para as mais diferentes publicações literárias independentes dos Estados Unidos.  E costumeiramente eram recusados.

11. Até o dia em que a editora da revista Harlequin, Barbara Frye, convenceu-se de que Bukowski era um gênio.

12. Começaram, então, a trocar cartas. Foi quando Barbara declarou que nenhum homem jamais se casaria com ela. Bukowski respondeu: eu caso.

13. E casaram, em 1959, pouco tempo depois de se conhecerem pessoalmente. O casamento durou dois anos.

14. Com quase 40 anos, Bukowski não passava de um poeta iniciante e desconhecido. Contudo, após separar-se de Barbara, criou Henry Chinaski, o alter-ego que o tornaria famoso.

15. Jim Christy, autor da obra The Buk Book, disse certa vez que Bukowski “... havia sido um vagabundo, um imprestável, um proletário, um bêbado (...). O que o diferenciava era que Bukowski era engraçado”.

16. Ernest Hemingway e Fiódor Dostoiévski foram suas principais influências.

17. Identificado com a Geração Beat, Bukowski costumava rechaçar este rótulo.

18. Bukowski perdeu muitos amigos ao longo de sua vida por que gostava de citar em seus textos, sem qualquer discrição, preocupação e muito menos aviso prévio, nomes e situações envolvendo pessoas próximas.

19. Bukowski adorava gatos. Dizia que “... eles sabem que as coisas são como são. Não tem por que se entusiasmar com a vida”.

20. Não gostava de rock. Gostava de música clássica.

21. Bukowski e Sean Penn, que eram amigos, quase saíram no tapa certa vez por que o escritor disse que a namorada de Sean, Madonna, não passava de uma vadia.

22. Bukowski encontrou Arnold Schwarzenegger em uma festa, em 1985, e disse para o ator: você é um bosta.

23. Linda Lee Bukowski, ex-mulher do escritor, conta que ele gostava de cervejas japonesas importadas. Linda e Bukowski se conheceram em 1976. Ela era celibatária havia nove anos.

24. Em 1985 a biblioteca pública de Nijmegen, na Holanda, decidiu retirar de suas prateleiras uma de suas obras, Tales of Ordinary Madness (Crônica de Um Amor Louco, no Brasil), alegando que o livro era “muito sádico, ocasionalmente fascista e discriminatório”.

25. Durante anos, uma das principais atividades de Bukowski foi realizar a leitura de suas poesias em universidades e eventos culturais. Seu jeito debochado muitas vezes provocou brigas com e entre a plateia.

26. Na década de 80 Bukowski desfrutou de certa fama, convivendo com artistas e intelectuais e tornando-se uma celebridade literária, tendo alguns de seus livros transformados em filmes (como Charles Bukowski – East Hollywood [de 1976], Crônica de um Amor Louco [de 1981], o documentário The Charles Bukowski Tapes [de 1987], além de sua adaptação favorita: Crazy Love – Love is a Dog From Hell [de 1987], dirigido pelo belga Dominique Deruddere).

27. Bukowski aparece em letras de bandas como Red Hot Chili Peppers (na música Mellowship Slinky In B Major) e Bad Radio (esta, uma das primeiras bandas de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam), na música I'm Alive. No encarte do álbum Zooropa, do U2, lançado em 1993, a canção Dirty Day é dedicada a Charles Bukowski.

28. Lançou mais de 45 livros entre romances, contos e poesias.

29. Bukowski morreu de leucemia com 73 anos, em 9 de março de 1994, em San Pedro, Califórnia, deixando uma filha, Marina.

30. Ele havia acabado de terminar seu último romance, Pulp, uma obra que mistura ficção policial com seres extraterrestres. O livro foi lançado no mesmo ano de sua morte.

31. Em seu túmulo podemos ler: Don’t Try. “Não tente”, em português.

Leia nosso regulamento, envie seu texto e participe da obra Big Buka, a primeira coletânea de contos em homenagem ao escritor Charles Bukowski.
Afinal, o grande Buka merece mais do que apenas um brinde.

“Se vai tentar, siga em frente. Senão, nem comece!” (Charles Bukowski)

Fontes: InfoEscola / Alpf (Associação dos Livreiros de Passo Fundo) / Wikipédia / O Vendedor de Livros / Velho Bukowski / Folha de S. Paulo / Blog Sombras e Árvores Altas